Weby shortcut
  • ANPOCS 2018

    42º ANPOCS

    O Prof. Glauco Ferreira coordenará o SPG 45 no Encontro Anual da ANPOCS que acontecerá entre os dias 22 e 26 de outubro de 2018. O prazo para envio de propostas de trabalhos é o dia 12 de abril.

    SPG45 Visualidades e políticas: diferenças e agenciamentos no Encontro Anual da ANPOCS - Inscrições: https://goo.gl/8xz3S3

    "Esse Simpósio de Pesquisas Pós-Graduadas pretende reunir pesquisas que tratam de experiências estéticas a partir de imagens, performances e manifestações artísticas e suas articulações com problemas éticos e políticos em diferentes cenários sociais. Pensar imagens, performances e artes em seus efeitos políticos, em seus agenciamentos e diferenças e refletir sobre as visualidades através de objetos e ações por elas engendradas tem sido uma constante nas ciências sociais brasileiras e especialmente nos campos da antropologia e sociologia visual, da arte e da performance nos últimos anos. Nessa proposta de SPG buscamos, igualmente, dar continuidade aos debates realizados no GT Arte e Política que coordenamos na XII Reunião de Antropologia do Mercosul e no qual discutimos os usos de imagens no campo das ciências sociais, com especial foco na construção de visualidades e experiências ético-estéticas em contextos socioculturais diversos. Esperamos acolher investigações que reflitam sobre essas experiências como cenários produzidos por e produtores de poderes, agenciamentos e diferenças, estas mesmas constituídas através de ações de diferentes sujeitos e grupos sociais."

     

    Leer más...

  • bandeira orgulho trans

    PRAZO PARA INCLUSÃO DE NOME SOCIAL EM TÍTULO ELEITORAL

    De 03/04 até 09/05 eleitores/as transexuais e travestis poderão solicitar a inclusão do nome social em seus títulos eleitorais e no caderno de votação para as Eleições de 2018, atualizando suas identidades de gênero no Cadastro Eleitoral. No dia 1º de março, em sessão administrativa, a autoidentificação foi reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Assim, para o pleito eleitoral de 2018, a autodeclaração do/da eleitor/a será suficiente para a Justiça Eleitoral. A solicitação pode ser feita no cartório ou posto de atendimento que atenda à zona eleitoral da pessoa interessada, que deverá apresentar documento com foto no momento da solicitação.

    Para transexuais e travestis que pretendem se candidatar, o reconhecimento da identidade de gênero é fundamental e, embora não impressa no título, será considerada para o cálculo dos percentuais mínimos e máximos de gênero para o pleito de 2018. De acordo com o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, "As medidas visam proporcionar acesso a direitos resguardados pela Constituição, conferindo às pessoas transexuais e travestis o respeito que elas merecem como eleitores e cidadãos".

     

    Leer más...

  • Ver todas
  • Defesas, dissertações, teses

    DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE ANDERSON SANTOS ALMEIDA - PPGAS/UFG

    05 Abril a 05 Diciembre

    logo ppgas

    DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

     

    VIDAS EM ESPERA: UMA ETNOGRAFIA SOBRE A EXPERIÊNCIA DO TEMPO NO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR

    Anderson Santos Almeida

     

     

    Banca Examinadora:

    Camilo Braz (Orientador)

    Carlos Eduardo Henning (PPGAS/FCS/UFG)

    Érica Souza (PPGAN/FAFICH/UFMG)

     

    Data: 06/04/2018

    Local: Sala de Videoconferência do Centro de Eventos da UFG (Campus Samambaia)

    Horário: 14h00

     

    Leer más...

  • Ver todos