• 17M

    INDICAÇÃO DE FILME #17M

    No dia 17 de maio, foi o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Ao longo da semana,  daremos indicações de filmes, séries, artistas, livros etc.., em referência à data e à certeza de que nossas vidas importam.

    Leer más...

  • Ciencias Sociais e COVID

    Masculinidades e androcracia em tempos de COVID-19

    O Boletim n. 39 - Cientistas Sociais e o Coronavírus, publicado em 13 de maio, apresenta artigo de autoria de Camilo Braz e Luiz Mello, pesquisadores do Ser-Tão, refletindo sobre a masculinidade no cenário de controle da pandemia e medidas de isolamento social.

    Leer más...

  • O Popular

    Como será o mundo pós-pandemia?

    Artigo de opinião de Luiz Mello e Marcela Amaral, docentes da Faculdade de Ciências Sociais e pesquisadores do Ser-Tão, publicado no Jornal O Popular , refletindo sobre o mundo pós-pandemia, as desigualdades sociais e o protagonismo das mulheres.

    Leer más...

  • Ver todas
  • MUSEU LGBTQ

    10 Museus LGBTIQ+ para visitar

    04 Mayo a 01 Julio

    10 museus e iniciativas LGBTIQ+ para você visitar na quarentena (virtualmente falando, é claro)

    Leer más...

  • Lançamento 1

    VIOLÊNCIAS E RESISTÊNCIAS: ESTUDOS DE GÊNERO, RAÇA E SEXUALIDADE

    04 - 04 Junio

    Na próxima semana, dia 04 de junho, às 19h00 (horário de Brasília), será o lançamento do livro Violências e Resistências: estudos de gênero, raça e sexualidade, organizado pelas docentes e pesquisadoras Bárbara Johas (Engendre/UFPI), Marcela Amaral (Ser-Tão/UFG) e Rossana Marinho (Engendre/UFPI). 

    O livro é resultado dos diálogos produzidos entre pesquisadoras dos temas das violências, com recortes de gênero, raça e sexualidade.  Uma parte do coletivo de autoras se reuniu durante o XIX Congresso Brasileiro de Sociologia no grupo de trabalho Violência, Corpo e Sexualidade: estudos feministas de gênero e/ou raça, coordenado por Marcela Amaral (UFG) e Lourdes Bandeira (UnB).

    A iniciativa da publicação partiu de Rossana Marinho, integrante do Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento (Engendre) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a inclusão das contribuições de outras pesquisadoras que passaram a compor a coletânea.

    O livro reúne 11 (onze) artigos de pesquisadoras de diferentes instituiçoes do Brasil e foi editada pela EDUPFI. A publicação conta com o prefácio da Profª. Flávia Rios (UFF) e a ilustração da ARTEvista piauiense Luciana Leite na capa. A conversa com as autoras será realizada no dia 04/06, às 19h00, pela plataforma ZOOM, no link: https://us02web.zoom.us/j/81302925547.

     

    Lançamento 2

     

    Lançamento 3

     

    Leer más...

  • Ver todos