noticia119.png

Higienização dos corpos e Saúde Mental são temas de trabalhos a serem apresentados no Ser-Tão

Atualizada em 24/01/12 08:26.
A atividade ocorrerá na quarta-feira, 28 de maio, a partir das 19 h

Dois trabalhos serão apresentados na quarta-feira, 28 de maio, em reunião do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade da UFG. As pesquisas Saúde Mental de Mulheres, de Cristina Vianna, e A higienização dos corpos: o prazer purificado e a subversão da assepsia, de Vinicios Kabral Ribeiro, estarão em debate após explanação dos autores. A sessão se inicia a partir das 19 h e é aberta a todos os interessados.

Vianna propõe em sua pesquisa uma análise feminista e de gênero na Psicologia Clínica onde pretende problematizar o impacto desta relação e propor uma nova ética e ação no campo da saúde mental de mulheres, destacando o aspecto político de suas intervenções e seu potencial emancipatório para a transformação pessoal e coletiva. Enquanto Ribeiro discute sobre as formas às quais os indivíduos lidam com seus corpos, com os cuidados no pré-coito, as maneiras com que estabelecem os silenciamentos dessas práticas e, ainda, os impactos da higienização na busca por parceiros.

Para debate da apresentação de Cristina Vianna, sugere-se leitura do texto Saúde mental de mulheres no climatério: um diálogo entre os estudos feministas e a prática psicológica, em que a autora trabalha os temas que serão expostos no encontro. Para baixar o texto, basta clicar aqui.

Os encontros para apresentação de trabalhos no Ser-Tão ocorrem às 4ªs quartas-feiras de cada mês no mini-auditório do Museu Antropológico da UFG, situado na Praça Universitária em Goiânia.

Mais informações: (62) 3209-6010, ramal 31.

Fonte: Ser-Tão