noticia1299638715.jpg

Debate

Atualizada em 07/02/12 19:06.
Na 1ª sessão do projeto Arte e Diferença o Ser-Tão debate sobre o quadro "Las meninas", de Velázquez

 

O Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza na próxima terça-feira, 15 de março, o primeiro encontro do projeto Arte e Diferença. Na ocasião será debatido o texto Las meninas, de Michel Foucault, onde o autor analisa o quadro homônimo do artista espanhol Diego Velázquez.

 

A proposta do projeto Arte e Diferença é promover discussão interdisciplinar de marcadores sociais da diferença, como sexualidade e gênero, a partir de debate sobre arte e cultura. Paralelo à reflexão em Foucault, também será projetado o quadro Las Meninas, que pode ser visitado via Google Earth em altíssima definição – o que oportuniza atenção a minúcias na tela, como sulcos ou rachaduras na tinta tamanha a precisão na reprodução das obras.

 

Para ter acesso ao texto de Foucault, clique aqui. Há informações diversas sobre a obra de Velázquez, inclusive em áudio, no Museu do Prado, cujo acesso pode ser feito aqui. Há também um conjunto de podcasts em língua portuguesa que oferecem uma análise do quadro aqui.

 

O encontro com Velázquez e Foucault ocorre às 18h30 do dia 15 de março, terça-feira, na sala 29 do prédio das Faculdades de Ciências Sociais, de Filosofia e de História, no Campus II (Samambaia) da UFG. As atividades do Ser-Tão são abertas ao público e têm entrada gratuita. A participação será atestada pela emissão de certificados.

 

Fonte: Ser-Tão