V SEMINÁRIO TRABALHO E GÊNERO E III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFU..

V SEMINÁRIO TRABALHO E GÊNERO E III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFU

Atualizada em 22/11/14 07:34.

Até dia 05.09, próxima sexta, estarão abertas inscrições para apresentação de trabalhos no V Seminário Trabalho e gênero e III Seminário Internacional do PPGCS, que ocorrerá entre os dia 19 e 21 de novembro de 2014 em Uberlândia.

 

Todas informações estão disponíveis no blog do evento. http://vseminariotrabalhoegenero.wordpress.com/2014/06/16/sobre-o-v-seminario-trabalho-e-genero-e-o-iii-seminario-internacional-do-programa-de-pos-graduacao-da-ufu/

 

Segue abaixo a relação das sessões temáticas e grupos de trabalho:
Sessões Temáticas
ST 01 – Imagens e representações sociais de gênero e de trabalho – Coordenadoras: Maria Lúcia Vannuchi (INCIS/UFU) e Eliane Schmaltz (INCIS/UFU)
A Sessão Temática proposta pretende promover a reflexão e o debate sobre as representações sociais e imagens construídas acerca das relações de gênero no espaço do trabalho. Objetiva reunir, em um diálogo interdisciplinar, trabalhos produzidos sob diferentes abordagens teóricas e metodológicas que enfoquem aspectos simbólicos da realidade objetiva das relações de gênero no mundo do trabalho. Aspectos simbólicos estes, que não deixam de ter materialidade, uma vez que tanto as relações de gênero e de trabalho quanto as formas de pensamento expressas em suas representações são produzidas histórica e socialmente. As representações das questões de gênero e trabalho focalizadas nesta Sessão Temática estendem-se das figurações da realidade apreendida que, imbuídas de sentidos e significações, moldam comportamentos e orientam ações, às imagens visuais presentes no universo midiático, na publicidade, bem como nas linguagens artística, literária, cinematográfica e iconográfica.
 
ST02 – Memória, Gênero, Trabalho – Coordenadoras: Cintya Maria Costa Rodrigues (PPGAS/UFG) e Fernanda Arêas Peixoto (PPGAS/USP)
O propósito principal desta Sessão Temática é colocar em discussão o tema da memória numa perspectiva interdisciplinar, abarcando os seus sentidos e usos para os grupos e pessoas no cenário moderno. Incluem-se nessa discussão, as interfaces da memória com questões de gênero e trabalho em suas diferentes manifestações: biográficas, etnográficas, topográficas, imagéticas, comunicacionais, sociológicas e culturais. Muitos autores têm chamado a atenção para os processos sociais contemporâneos de constituição da memória e para a diversidade de aspectos que se entrelaçam na sua formação tais como o esquecimento, o silêncio, o perdão e as relações de poder. A proposta segue a perspectiva da reflexão crítica do que permanece do passado, com a finalidade de que o trabalho da memória possa levar a alguma forma de reconciliação, a uma política de justa memória (RICOEUR, 2007). Faz parte dos objetivos dessa Sessão Temática reunir experiências de pesquisa que apresentem os nexos entre as narrativas e memórias hegemônicas sobre eventos e suas re – interpretações, compreendendo que a relação com o passado pode ser politicamente motivada ou formada por apropriações de memórias hegemônicas, envolvendo assim, o modo como cada pessoa ou grupo lida com as narrativas e as memórias. Os mecanismos de transmissão e sustentação das práticas mnemônicas, as biografias, as autobiografias apresentam a presença do passado, na perspectiva da memória nas temáticas selecionadas.
 
ST 03–Trabalhadoras, militantes e feministas – Coordenadoras: Patrícia Vieira Trópia (INCIS/UFU) e Renata Gonçalves (UNIFESP)
O objetivo desta Sessão Temática é discutir teórica e empiricamente a atuação das mulheres nos espaços sociais, rurais e urbanos. Desde os anos 70, começou-se a delinear uma nova problemática nos estudos do trabalho a partir da percepção segundo a qual “a classe operária tem dois sexos”. Desde então, questões relativas à intensificação da exploração do trabalho das mulheres e, portanto, à inexistência de equidade salarial, trabalhista e política passaram a ser discutidas no meio acadêmico, mas é evidente também que tais questões foram impulsionas pela própria inserção das mulheres (muitas delas feministas) nas lutas dentro e fora do local de trabalho. Serão benvindos trabalhos resultantes de pesquisas que analisem a atuação das mulheres no sindicalismo, na política, nos movimento sociais em geral, bem como no movimento feminista.
 
ST 04 – Trabalho e gênero em serviços: das formas atípicas ao profissionalismo – Coordenadores: Jordão Horta Nunes (FCS/UFG) e Berlindes Astrid Kuchmann (UnB)
Esta Sessão Temática incentiva a pesquisa e o debate sobre o trabalho em serviços relacionado a construções de gênero. O trabalho em serviços é certamente orientado por gênero em diversas de suas atividades, conduzindo até a certa identificação sexuada de atividades ocupacionais. É comum associar a enfermagem ou o ensino em nível fundamental às mulheres, em contraste com engenharia ou serviços de vigilância e segurança a homens. As formas identitárias relacionadas a essas atividades laborais variam do recente protagonismo feminino em nichos profissionais tradicionalmente masculinos, como nas profissões jurídicas, até a manutenção de formas predatórias historicamente reconhecidas, como no trabalho de costureiras para facções de confecção. O deslocamento identitário ou simbólico correspondente à nova divisão sexual do trabalho ainda demanda mais atenção nas ciências sociais, principalmente quando se leva em conta a importância social e econômica do trabalho em serviços a partir de meados do século XX e suas consequências em diversos aspectos: formação, identidade laboral, organização do trabalho, profissionalização, interação, associativismo, precarização. Com o objetivo de contribuir para a produção e o debate nessa área de pesquisa, a sessão acolhe reflexões teóricas ou investigações empíricas sobre trabalho e gênero em serviços, destacando aspectos, perspectivas de análise ou repertórios conceituais que vem se consolidando na temática: interação em serviços, mixidade, relações sociais de sexo, invisibilidade e imaterialidade, formas identitárias, cultura do trabalho, consumo e serviços, tecnologia da informação; formas atípicas e precarização, serviços orientados por gênero, além de outros.
 
ST 05 – Gênero, Empreendedorismo, Trocas econômicas – Coordenadoras: Marina Sartore (FCS/UFG) e Elaine da Silveira Leite (UFPel)
Esta sessão temática está aberta para acolher trabalhos que explorem questões de gênero relacionadas a duas práticas influentes na constituição dos mercados: 1) o empreendedorismo e gestão de negócios, abarcando trabalhos que focalizem as questões de gênero no espaço das finanças, das grandes empresas, ou em pequenos empreendimentos e 2) a troca econômica, abarcando trabalhos que explorem as questões de gênero em relação ao consumo, venda, crédito, dinheiro, investimentos e afins. Trabalhos que analisem outros aspectos da realidade econômica marcados pelas relações de gênero também são encorajados.
 
ST 06 – Gênero, reestruturação e precarização das relações de trabalho – Coordenadores: Tania Tosta (FCS/UFG) e Cleito Pereira dos Santos (FCS/UFG)
O capitalismo pós-1970, marcado pela introdução de novos modelos gerenciais e tecnológico-produtivos, revitaliza-se com o planejamento eficaz da produção associada ao mercado e à concorrência capitalista baseada na competitividade internacional, na flexibilidade e na precarização das relações de trabalho. O advento do toyotismo trouxe a reformulação das técnicas e procedimentos de dominação e subordinação no trabalho. As características fundantes do modelo criado por Ohno são percebidas em um contexto de implementação de novas formas de exploração do trabalho e de acumulação integral do capital. A sessão temática objetiva discutir as relações de gênero, as desigualdades e as formas de reestruturação do trabalho na contemporaneidade. Nessa perspectiva, serão abordadas as novas configurações nos espaços laborais, dando ênfase à precarização das relações de trabalho e seus impactos sobre as questões de gênero. Nesse sentido, tornam-se essenciais os estudos voltados para a compreensão dos fenômenos relativos às mudanças tecnológicas e organizacionais e seus impactos na vida cotidiana dos trabalhadores e trabalhadoras.
 
ST 07 –  Trabalho, gênero e políticas educacionais – Coordenador: Revalino Antonio de Freitas (FCS/UFG)
Esta sessão busca evidenciar as discussões que vem sendo realizadas no campo das políticas educacionais, numa interseção com as questões de Trabalho e Gênero. Para o debate se espera contar com a apresentação de estudos e pesquisas que possam abarcar os aportes legais, bem como as políticas públicas no campo da educação e trabalho na perspectiva do atendimento ou não das demandas de gênero. Outro enfoque importante para a reflexão dessa sessão se encontra nas experiências concretas que vem sendo realizadas no campo da educação e trabalho, incluindo a discussão de gênero, e que significam uma reconfiguração dos currículos da educação profissional, que volta a ser ofertada de forma integrada à educação básica. Por fim, os estudos e pesquisas que focados na questão de gênero, que apontam para o repensar da relação educação e trabalho, também podem ser debatidos nessa sessão.
 
ST 08 – Gênero, gerações e políticas públicas – Coordenadores: Márcio Ferreira de Souza (INCIS/UFU) e Silvana Mariano (UEL)
A sessão temática proposta tem como intuito destacar a importância da incorporação dos recortes de gênero e gerações nas políticas públicas, dada a notável presença destes dois referidos eixos na produção e debate acadêmico e, também, considerando a relevância contemporânea das políticas públicas. Desta maneira, a sessão temática tem por objetivo estimular o debate acerca da incorporação das perspectivas de gênero e geracional, por políticas públicas desenvolvidas nas esferas do Executivo municipal, estadual e federal, com foco em análises de programas de áreas diversificadas como as da saúde, combate à violência contra a mulher,  geração de emprego e renda e combate à pobreza. Incentiva-se também a apresentação de pesquisas que explorem as possibilidades analíticas das intersecções entre gênero e gerações com outras categorias como classe social e raça/etnia em suas diferentes interfaces com as políticas públicas.
 
ST 09– Trabalho e Gênero em contextos migratórios – Coordenadora: Maria Madalena Gracioli (FFCL – Ituverava)
Embora as motivações para as migrações sejam as mais diversas, a busca por melhores condições de vida e trabalho ainda constitui o principal motivo que leva milhares de pessoas, mas sobretudo mulheres, haja vista a crescente feminização das migrações, a se deslocarem, em muitos casos sozinhas e como únicas responsáveis pelo sustento da família. Geralmente as mulheres são encaminhadas aos setores domésticos e de cuidados, trabalhos normalmente associados a tradicionais e essencializados papéis de gênero, setores que primam pela invisibilidade, desprotegidos pela legislação trabalhista que não raro, resultam em casos de abuso e exploração. Além disso as mulheres são mais vulneráveis em termos de discriminações por sexo, cor da pele, nacionalidade e são muitas vezes vítimas de maus tratos psicológicos, físicos e sexuais. Mas as migrações também podem contribuir para reforçar capacidades femininas concernentes ao domínio de novas qualificações profissionais, de práticas de empreendedorismo e conquista de independência financeira e autonomia. Esta sessão temática pretende constituir-se como espaço de análise e debate crítico do contexto e da problemática assinalada nessa área de pesquisa.
 
GT1 – Estado, políticas públicas e democracia – Coordenador: Sidartha Sória e Silva (INCIS/UFU)
Ementa: Aceitam-se trabalhos resultantes de pesquisas que abordem questões referentes ao Estado e sua estrutura, bem como o processo de disputa, de elaboração e implementação de políticas públicas por parte do poder público na sua relação com a sociedade civil. São benvindas pesquisas teóricas e/ou empíricas a respeito da democracia, cidadania, representatividade, constituição de direitos civis, sistema eleitoral, reforma política, práticas de associativismo, bem como análise da conjuntura política nacional e internacional.
GT2 – Mídias, redes e movimentos sociais – Coordenador: Diego Soares (INCIS/UFU)
Ementa: O GT recobre trabalhos de pesquisa de natureza teórica e/ou empírica a respeito das mídias impressa, televisiva, radiofônica e virtual, organizações representativas formuladas a partir de demandas e interesses da sociedade civil, bem como estudos cujos temas sejam: a construção de redes sociais por meio de novas tecnologias da informação, a relação entre novas/velhas plataformas da mídia, sociedade civil e Estado, a construção do conhecimento a partir das informações midiatizadas, os movimentos e protestos sociais – suas formas de luta, plataforma política e composição social.
GT3 – Identidade, cultura e grupos étnicos – Coordenadores: Marcel Mano (INCIS/UFU) e Marili Peres Junqueira (INCIS/UFU).
Ementa: “O objetivo do GT é criar um espaço de divulgação e debate de pesquisas realizadas ou em curso que investiguem os processos de construção de identidades e alteridades em diferentes contextos históricos, étnicos, políticos e sociais. Abrigará análises e reflexões teóricas e empíricas relacionadas à cultura e à diversidade, bemo como às suas implicações no campo das subjetividades de indivíduos e grupos, da etnicidade, das migrações e contatos e das relações de poder”
GT4 – Educação, trabalho, indivíduo e sociedade – Coordenadoras: Elisabeth da Fonseca Guimarães (INCIS/UFU) e Fabiane Santana Previtali (INCIS/UFU)
Ementa: Este GT aceita trabalhos de pesquisa de natureza teórica e empírica a respeito das práticas educacionais realizadas nas escolas públicas e privadas na atualidade, relações da educação e história brasileira/mundial, sociabilidades no contexto escolar, direitos educacionais e deveres do Estado, práticas educacionais. Engloba ainda a discussão sobre as relações entre o mundo trabalho e a educação, a formação profissional, organização e gestão do trabalho educacional, a educação não formal, educação nos movimentos sociais, trabalho docente.
GT5 – Simbolismo, religiosidades e vida social – Coordenadores: Mariana Magalhães Pinto Côrtes (INCIS/UFU) e Antonio Carlos Petean (INCIS/UFU)
Ementa: Serão aceitos trabalhos resultantes de pesquisas que abordem temas relacionados à constituição simbólica da vida em sociedade. Serão benvindas análises e reflexões teóricas e empíricas a respeito da construção simbólica de grupos ou indivíduos, religiosidade e manifestações religiosas históricas e contemporâneas, relação simbólica e materialidade, consumo e publicidade, construção social da crença/fé, capital simbólico e novas configurações de troca social, semióticas e relações de poder e sociabilidades.