Arte e Diferença......

Arte e Diferença

Atualizada em 22/11/14 07:32.

A próxima edição do projeto de extensão Arte e Diferença acontecerá no dia 11 de novembro, terça-feira, às 18h30, na sala 29 da Faculdade de Ciências Sociais.

Essa edição do Arte e Diferença propõe analisar a dimensão moral e mais precisamente imoral da imagem fotográfica a partir da figura do modelo. Para tal, enseja as seguintes indagações: a moral deve ser considerada como um sintoma que recusa, a priori, qualquer postura artística, crítica e transgressiva? Como pensar o discurso imoral diante de uma obra fotográfica quando sua forma intrínseca revela-se singularmente aporética? Em que medida a moral pode ameaçar uma imagem cujo objeto de representação não normativo surge de uma non-monstrance, sutilmente obscena e poeticamente subversiva? Observaremos, então, através de alguns exemplos, como a mise en image e a encenação do modelo e do seu corpo – até fundir-se, por vezes, com o personagem – podem concentrar toda a ambiguidade do papel e do estatuto do modelo na prática fotográfica – e, por conseguinte, cinematográfica.

 

Samuel de Jesus possui mestrado em Artes plásticas e Ciências das artes pela Universidade de Paris I, Panthéon - Sorbonne (2006). Doutor em cotutela em Études cinématografiques et audiovisuelles – Universidade de Paris III/ ECO - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), sob a direção de Philippe Dubois e de Consuelo Lins, ele desenvolveu um pós-doutorado em artes visuais, sob a direção de Sônia Salzstein, em relação ás práticas extremas do corpo, na ECA – Universidade de São Paulo [2013]. Ele é atualmente professor de Historia da arte e da imagem na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Fotografo, crítico e curador, ele organizou a exposição “Modernisme et photographie au Brésil. 1945-1955”, na École Supérieure des Beaux - Arts de Tours, França [2013], ele é autor do livro Saudade. Da poesia medieval à fotografia contemporânea. Percurso de um sentimento ambíguo [a parcer em 2014.

 

Texto de Samuel de Jesus

 

Arte e Diferença......