dança matisse atividade lúdica

GÊNERO, FEMINISMO, CORPO, SEXUALIDADE E MODOS DE VIDA - GRUPO DE ESTUDOS 24/11, 16h00

Updated at 11/22/15 23:27 .

TEMPORADA 2016

O grupo de de estudos do SERTÃO sobre Gênero, Feminismo, Corpo, Sexualidade e Modos de Vida, coordenado pela Profª. Drª. Eliane Gonçalves, convida todas as pessoas interessadas a comparecerem ao primeiro encontro que definirá o calendário de 2016. A proposta é ler e discutir o livro O GÊNERO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS: RELEITURAS CRÍTICAS DE MAX WEBER A BRUNO LATOUR com comentadoras/es pré-estabelecidas. O grupo existe desde 2011, formado por estudantes de graduação e pós, docentes e é aberto à participação de quem se interessar pelas temáticas que pesquisamos. Os encontros acontecem nas dependências da Faculdade de Ciências Sociais da UFG em datas e horários que variam a cada semestre em virtude do calendário. No dia 24/11 o encontro começa ás 16h00.

 

imagem do livro do grupo de estudos para 2016

 

O GÊNERO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS: RELEITURAS CRÍTICAS DE MAX WEBER A BRUNO LATOUR

 

Nesta obra, as autoras procuram elucidar as contribuições recíprocas entre as Ciências Sociais, em particular a Sociologia, e os estudos de gênero, que floresceram em especial na França contemporânea. Para isso, elas selecionaram um conjunto de autores consagrados e formados nos programas de Ciências Sociais e propuseram a um grupo de especialistas em tais autores que os questionassem acerca de um conjunto de problemas comuns. O objetivo, alcançado, era esclarecer, fazer um exame crítico e tornar acessível, principalmente a estudantes e professores, a forma como a questão de gênero aparece em obras de pensadores como Lévi-Strauss, Durkheim, Crozier, Touraine, Latour, Marx, Engels, Foucault, Arendt, Adorno, Comte, entre vário s outros.

O livro procura elucidar, por exemplo, como e partir de que momento, de quais elementos e objetos, a questão da definição e/ou a oposição do masculino e do feminino surge no percurso intelectual dos autores escolhidos. A questão do gênero teria influenciado sua obra? Seria ali contornada, evitada ou o autor se apropriaria dela?

Ao expor, de modo sintético, as possíveis contribuições de grandes sociólogos, historiadores e antropólogos ligados à problemática de gênero ou de relações entre os sexos, identificando também as lacunas em suas obras referentes a tais questões, este livro pode ser útil como base de futuros trabalhos teóricos nas Ciências Sociais.

  • ASSUNTO: Sociologia
  • ANO: 2014
  • IDIOMA: Português
  • PÁGINAS: 595
  • EDIÇÃO: 1
  • ISBN: 9788539305148
  • PESO: 865g
  • FORMATO: 16X23