Gênero e Diferenças na Educação: corporalidades, saberes e práticas

Em 08/04/18 17:27 Atualizada em 08/04/18 17:36
 
O projeto de pesquisa tem como objetivo investigar, sob uma perspectiva sociológica e à luz das questões emergentes a partir dos estudos de gênero, sexualidade e diferenças, os modos de normatização e disciplinamento das corporalidades de jovens em espaços de educação formal, analisando, ainda, como as representações de feminidade e masculinidade atravessam saberes e práticas orientadas à produção de corpos e subjetividades no ambiente escolar. Assim, pensar sobre os padrões de normatividade das corporalidades os quais estão submetidas as/os jovens nas escolas ou identificar as conexões entre as hierarquias de gênero e sexualidade, as práticas educacionais em espaços de educação formal e os modos de vida relacionados às corporalidades juvenis, são questões orientadoras deste estudo. Como objetivos específicos, interessa à pesquisa conhecer as formas em que são tratadas as temáticas concernentes às diferenças de gênero, sexualidade, raça, classe e etnia nos materiais didáticos voltados para o Ensino Médio, em especial os relativos ao ensino de Sociologia, acompanhar e analisar práticas educacionais que reproduzem ou problematizam os estereótipos de gênero, as concepções de família e a educação sexual, e, ainda, investigar como se constituem as relações de amizade e o estabelecimento de redes de afeto e cuidado entre os/as jovens. Espera-se, com este conjunto de questões, compreender como os marcadores das diferenças estão conectados à produção de corporalidades e subjetividades relacionadas ao culto ao corpo como estilo de vida, bem como abrir possibilidades para a compreensão de outros fenômenos presentes no cotidiano escolar, como a reprodução de desigualdades, o sexismo, a violência e a homofobia. Frente ao exposto, os caminhos metodológicos da pesquisa passarão por levantamento e revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação participante, realização de entrevistas, além do acompanhamento de políticas e projetos de lei direcionados à educação e com impacto no campo temático deste estudo, que estão em tramitação atualmente.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VINCULADO:
GÊNERO E DIFERENÇAS NA EDUCAÇÃO: AVANÇOS E RETROCESSOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL
Coordenação: Marcela Amaral
Equipe: Fernando da Silva Oliveira Dias