Tráfico Internacional de Mulheres: Goiás – pensando a prevenção

En 26/10/12 21:48 Actualizado en 19/11/14 09:32

A discussão sobre o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual não se desvincula de temas que envolvem o cotidiano da mulher como saúde, educação, trabalho e relações de gênero. Considerado como um tipo de violência de gênero o trato deste fenômeno deve, necessariamente, estar inserido no contexto político, ideológico, social, jurídico que se estruturam nas relações de poder e de gênero na sociedade. Goiás tem sido considerado pelos dados oficiais como sendo a região que oferece número significativo de mulheres para o tráfico internacional. Neste sentido, o projeto apresenta dois grandes objetivos: verificar se essa realidade ainda persiste, porque, e quais seriam as principais cidades do Estado; e contribuir com a formação de núcleos de prevenção naquelas localidades onde o problema se faz presente de forma mais contundente, entendendo que a partir das políticas de enfrentamento ao tráfico de seres humanos é possível criar instrumentos de prevenção que possam contribuir para a diminuição desta atividade ilícita.

Coordenação:

• Telma Ferreira Nascimento Durães  – Doutora em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Complutense de Madrid / UCM (2004); Professora Adjunto II da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) / Universidade Federal de Goiás (UFG)

Equipe:

• Andréa Freire de Lucena – Doutora em Relação Internacionais pela Universidade de Brasília / UnB (2006); Professora Adjunto II da Faculdade de Adminitração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) / Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Luciana de Oliveira Dias – Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília / UnB (2008); Professora Adjunto I da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) / Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Edwiges Conceição Carvalho Corrêa – Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás / UFG.
  • Rogério Araújo da Silva – Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás / UFG.
  • Juliana dos Santos Pereira - Mestre em Antropologia Cultural e Social pela Universidade de Lisboa / UL (2009)
  • Hugo Tomazeti Neto – Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás / UFG.
  • João Pedro Tavares Damasceno - Mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás / UFG.
  • Regina Célia Gomes da Silva Carmo  -  Mestranda em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis / UniEVANGÉLICA.
  • Samara Domingas Xavier – Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás / UFG.
  • Vanessa Alexandre de Souza - Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás / UFG.
  • Thuani Gonçalves da Costa – Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás / UFG (2010).
  • Diego Nascimento Mustafé – Granduando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás / UFG.