17M

Marcha Mundial Contra a LGBTfobia #17M

Actualizado en 19/05/20 19:47 .

Você sabe porque o dia 17 de Maio é o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia? Não sabe? Então Clica aqui.

Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID). Por essa razão, comemora-se nessa data o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.

O Ser-Tão, Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Gênero e Sexualidade, aproveita a data para registrar seu apoio a todas as lutas por direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual e de expressões de gênero, bem como contra todas as formas de preconceito e violência com base em orientação sexual ou identidade de gênero.

Nesse sentido, como parte da Marcha Mundial Contra a LGBTfobia, divulgaremos um clipping de atividades que ocorrerão neste dia 17 de maio nas redes sociais, a partir de vários grupos e núcleos espalhados pelo país. Ao longo da semana, todos os dias, daremos indicações de filmes, séries, artistas, livros etc.., em referência à data e à certeza de que nossas vidas importam.  Afinal, mesmo em tempos de isolamento social, sempre é hora de defender o direito a Ser-Tão...o que quisermos.

 

 

Festival 17M

 

Há 30 anos, OMS tirou homossexualidade de catálogos de distúrbios - Avaliação abri espaço para a cura gay, hoje proibida pelo Conselho Federal de Psicologia mas ainda praticada - Confira matéria da Folha de São Paulo

 

Há luz quando se entende que não há "cura gay" - Confira o artigo - clique aqui.

 

Festival 17M - Festival Online do Dia Internacional Contra a LGBTFOBIA recebe ativistas, artistas, parlamentares, intelectuais, trabalhadores LGBTs ao longo do dia de hoje. Sônia Guajajara (líder indígena da APIB), Gleise Hoffman (deputada federal do PT), Luiz Kingsman (cantora drag pernambucana), Érika Hilton (afrotransfeminista deputada estadual do PSOL/SP), Zélia Duncan (cantora e compositora), Bia Ferreira e Doralyce (cantoras e compositoras) estão na programação - Confira na página do Festival no instagram

 

Dicas de filmes com temática LGBT - Melhores filmes com temáticas LGBT para assistir na NETFLIX

 

Lives para o 17M:

 

Bate-papo, conversas e coisas do gênero

Memória LGBTI+ nos Museus 

Horário: 10h

Vivência, Pesquisas e Memórias LGBTQIA+ em Belo Horizonte

Horário: 16h

Historiografia LGBTQI+

Horário: 18h

Perfil: @gepegufg

 

Dia Mundial da Luta contra a LGBTIfobia

Horário: 15h

Perfil instagram: @transvida

 

LGBTFOBIA: O que fazer para combater?

Horário: 17h

Perfil instagram: @unalgbt