LOGO FIXO

Ser-Tão Vivo

Updated at 05/02/20 22:28 .

SER-TÃO VIVO

O Ser-Tão, criado em 2006 e com um longo percurso na produção e divulgação de conhecimentos no campo dos estudos de gênero e sexualidade, "mudou de nome”. Continuamos sendo o Ser-tão, “onde o pensamento da gente se forma mais forte que o poder do lugar”, como nos ensinou Guimarães Rosa, e, também por isso, para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho ainda mais fortalecidas/os é que incluímos o ensino e a extensão em nosso nome.

A ideia é que o Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Gênero e Sexualidade, Ser-Tão,  possa também dar o devido lugar às dimensões de extensão e ensino que já integram boa parte do nosso trabalho na Universidade. Ao longos destes mais de 10 anos de atuação, estivemos envolvidas/os com diferentes atividades, seja estritamente no âmbito acadêmico, como também em ações voltadas para a comunidade externa. Logo, nossa atuação não se deu somente a partir de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade, mas também através de aulas na graduação e pós-graduação, de ações de extensão, atividades formativas e intervenções voltadas à promoção da equidade de gênero e garantia de diretos sexuais.

 

Para dar maior visibilidade ao conjunto de atividades que estamos envolvidas/os no Ser-Tão é que temos nos dedicado à atualizar frequentemente o nosso site e redes sociais, com conteúdos relativos à nossa área de atuação, como informes de associações científicas, indicações de leitura, chamadas para publicação, divulgação de eventos, atividades e oportunidades. 

 

Com o início do semestre letivo de 2020, vínhamos planejando a retomada dos nossos grupos de estudo e atividades de extensão dos projetos Prazeres Entre Ser-Tões, Arte e Diferença, além das demais atividades cotidianas como reuniões de planejamento e coordenação. Contudo, fomos surpreendidas/os com a pandemia do COVID-19 e a necessidade de mantermos nossas atividades remotamente,  considerando os protocolos da OMS, Ministério da Saúde e a própria suspensão do calendário letivo da UFG.

 

Buscando dar continuidade às atividades do Ser-Tão, no dia 22 de abril, lançaremos o projeto Ser-Tão Vivo, com lives semanais pela nossa página no Instagram. Diante do cenário de adversidade, que nos impõe o distanciamento e a impossibilidade de realizarmos eventos presenciais, iremos utilizar as redes sociais para fortalecer as nossas parcerias, divulgar conhecimento, discutir temas pertinentes ao nosso campo mas também relacionados ao COVID-19, privilegiando os lugares de fala daquelas/es que são marcadas/os pelas diferenças de raça, gênero e sexualidade. A inclusão do arco-íris na tarja da nossa logomarca se refere a este lugar de fala que desejamos destacar neste momento. 

 

A primeira live terá a participação da pesquisadora Verônica Ferreira, do Instituto Feminista para Democracia - SOS Corpo, uma organização da sociedade civil fundada em 1981, com sede em Recife-PE.  O SOS Corpo, com uma importante trajetória na luta pela emancipação das mulheres no Brasil, lançou recentemente a campanha  Mulheres em Tempo de Pandemia, alertando para o risco de aumento da violência doméstica em decorrência da quarentena, mas também os relativos à exposição das mulheres à contaminação. A campanha recebe histórias, reflexões e vivências de mulheres em meio à pandemia, que são divulgadas no portal do SOS Corpo (clique aqui para conhecer a campanha).  Mulheres em tempos de pandemia e luta feminista será o tema da live que tem como convidada a pesquisadora e assistente social Veronica Ferreira. 

 

Live SOS Corpo

 

Com o Ser-Tão Vivo nosso pensamento ganha força, nossas ideias se tornam ações e a distância imposta será também o caminho da aproximação, porque a vida é assim e "o que ela quer da gente é coragem”!!

 

Marcela Amaral

Categories: Mulheres feminismo pandemia Extensão