Ser-Tão Divulga #2: Dissertação - As Lésbicas estão na História!! Rediscutindo as Narrativas Escolares Sobre a Ditadura Civil-Militar. Por Nayla França

Em 20/07/22 10:57 Atualizada em 20/07/22 10:57

 A proposta do “SerTão Divulga” é continuar reforçando o trabalho que o núcleo já vem realizando desde 2006, quando começou sua atuação na produção e divulgação de conhecimentos voltados à promoção da equidade de gênero e à garantia de direitos sexuais. Esse espaço torna disponível e dá visibilidade a trabalhos relacionados às questões de raça, gênero e sexualidade produzidos por integrantes do Ser-Tão (graduação e pós-graduação), de outros núcleos e/ou projetos e ações de extensão da Faculdade de Ciências Sociais.

 Hoje transgredimos a FCS para divulgar a dissertação: As Lésbicas estão na História!! Rediscutindo as Narrativas Escolares Sobre a Ditadura Civil-Militar, escrita pela atual discente da nossa faculdade, Nayla França, no programa de mestrado ProfHistória da UFG.  

 

Trecho do Resumo da Dissertação: 

“Investiga, também, a recorrente marginalização e apagamento da existência lésbica nas narrativas históricas e escolares, expondo mecanismos de coerção na produção dos saberes. A metodologia adotada foi a análise bibliográfica de fontes documentais, tais como publicações em boletim, trechos de jornais, entrevistas e produtos culturais e o diálogo com a produção historiográfica do campo de lesbianidade. Concluo que há um processo político de apagamento da história de lesbianas na produção historiográfica e em narrativas escolares, caracterizado pela produção de uma suposta “naturalidade” da heterossexualidade, entendida como sistema de poder, a partir do qual as existências lesbianas e outras compreensões de sexualidade e de gênero são excluídas das narrativas tradicionais no Ensino de História. Na parte propositiva, apresento um Caderno Temático, em formato de e-book, com sequências didáticas para auxiliar na reconstrução das narrativas históricas escolares. O Caderno Temático apresenta dez opções de trajetos pedagógicos possíveis de serem utilizados por docentes para a construção de narrativas plurais, dialogando sobre a historicidade das construções acerca do gênero e das sexualidades. “

 

O caderno Temático produzido pode ser acessado no mesmo link da dissertação, a partir da página 95 do arquivo PDF:

Acesse a Dissertação e o Caderno Temático Aqui