BOLETIM SEMANAL

BOLETIM SEMANAL

Actualizado en 14/08/20 15:58 .

SER-TÃO INFORMA! 

PUBLICAÇÕES E ARTIGOS RECENTES

PUBLICAÇÕES RECENTES

SER-TÃO INFORMA! - 29 de junho de a 05 de julho de 2020

 

 

PUBLICAÇÕES E ARTIGOS RECENTES

_______________________________________________________________________

 

 

Professora Eliane Gonçalves, professora da Faculdade de Ciências Sociais e integrante do Ser-Tão, publica o artigo 'Sem par neste 12 de junho? Lembre-se, a solidão pode ser ser um bem...,discutindo o Dia das Namoradas e Namorados, comemorado no Brasil no dia 12 de junho.  Acesse no site do Le Monde Diplomatique - Brasil, no caderno Feminismos Transnacionais: 

https://diplomatique.org.br/sem-par-neste-12-de-junho-lembre-se-a-solidao-pode-ser-um-bem/

 

 

_______________________________________________________________________

 

 

Professor Carlos Eduardo Henning, professor da Faculdade de Ciências Sociais e integrante do Ser-Tão, publica o artigo "Nem no Mesmo Barco nem nos Mesmos Mares: gerontocídios, práticas necropolíticas de governo e discursos sobre velhices na pandemia da COVID-19". Foi publicado na Revista Cadernos de Campo da USP. Acesse no site da revista: 

http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/170798/161271

 

 

_______________________________________________________________________

 

 

Professora Marcela Amaral, professora da Faculdade de Ciências Sociais e integrante do Ser-Tão, organiza e integra o livro 'Violências e Resistências: estudos de gênero, raça e sexualidade". Acesse o livro nos seguinte link: 

https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/Livro_Viol%C3%AAncias_e_Resist%C3%AAncias_COMPLETO20200520211949.pdf

 

 

_______________________________________________________________________

 

 

Professores Luiz Mello e Camilo Braz, professores da Faculdade de Ciências Sociais e integrantes do Ser-Tão, publicam artigo 'Masculinidades e androcracia em tempos de COVID-19' no Boletim 'Cientistas Sociais e o Coronavírus.' n.39 da ANPOCS. Acesse no seguinte link:

https://www.sertao.ufg.br/n/127155-masculinidades-e-androcracia-em-tempos-de-covid-19?fbclid=IwAR1knH30x_K49VGRTj1iSVIXr6hBsmnf-x8ZO2pbuGVa3vgtpxL7bryDEag

_______________________________________________________________________

 

 

Professores Luiz Mello e Marcela Amaral, professores da Faculdade de Ciências Sociais e integrantes do Ser-Tão, escrevem juntos o artigo 'Como será o mundo pós-pandemia?'. Publicado no jornal "O Popular". Acesse no seguinte link:

https://sertao.ufg.br/n/126768-como-sera-o-mundo-pos-pandemia

 

 

 

INFORMES E EVENTOS

______________________________________________________________________

 

 

Professores Jean Baptista, Camila Wichers, professores da Faculdade de Ciências Sociais e integrantes do Ser-Tão, e o pesquisador Toni Boita promovem o "II Seminário Brasileiro Museus, Memória e Museologia LGBT+Feminismo".

 

 

O evento será realizado de 27 a 28 de agosto de 2020 em sala virtual da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Acesse o seguinte link para mais informações: https://www.even3.com.br/memorialgbtfeminismo/

 

 

_______________________________________________________________________

 

 

 

A Associação Brasileira de Estudos da Homocultura - ABEH promove nesta semana mais uma edição do ABEH DEBATE, conjunto de Lives promovidas no Instagram com temáticas diversas e convidades especialmente definidos a partir das discussões definidas em pauta pela associação. Nesta semana, dia 29 de junho, às 19h, a temática será 50 anos de Paradas no Mundo e a Política LGBT no Brasil, contando com a professora Regina Facchini (PAGU/UNICAMP) e mediação de Marco Aurélio da Silva (UFMT - ABEH). Acesse em: https://www.instagram.com/p/CBeTMQ6Fasc/ 

A ABEH também está com duas chamadas abertas para seu periódico, a REBEH - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura. As chamada se destinam à publicação em dois diferentes dossiês temáticos: a) “Reflexões em torno da saúde da população LGBT: cruzando temas, problemas e perspectivas”; b)  “Políticas de extermínio de grupos sociais: transfobia, homofobia e femicídio”. Mais informações podem ser acessadas em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/announcement 

 

______________________________________________________________________

 

 

Gênero e Desigualdades - “[Orgulho LGBT(QIA+)]

Aula Aberta - 30/06, 19h30, terça-feira

 

 

Nesta semana ocorre mais uma edição do Aula Aberta com o tema "Despatologização/repatologização: o que dizem as ciências psi?" Desta edição participam Marco Aurélio Prado (NUH/UFMG, Isabela Saraiva (NEGAH/UFSJ), Alexandre Oviedo Gonçalves (UNICAMP - CEBRAP) Maya Foigel (Generiddades/Sedes Sapientia - Transitar), Beatriz Pagliarini Bagagli (IEL/UNICAMP) e Heder Bello (UFRJ - CRP-RJ), que fará a mediação. 

 

O projeto Gênero & Desigualdades (Numas/PPGAS/USP e Pagu/Unicamp) foi organizado em conjunto  por Regina Facchini (Pagu/Unicamp), Carolina Parreiras (Numas/USP) e Carlos Eduardo Henning (PPGAS/Ser-Tão/UFG).

Acesse, nas respectivas datas e horários em, no Canal do 'Numas-Extensão' no Youtube:

30/06, 19h30, terça-feira: https://youtu.be/Jce7pauwJHw

 

______________________________________________________________________

 

 

Jornadas CLAM: Saúde, Sexualidade e Direitos Humanos

Jornadas de Debates - 01/07, 15h00, quarta-feira 

 

 

Próxima quarta-feira, dia 01 de julho, às 15h00, acontece a última sessão da Jornada de Debates promovida pelo CLAM - Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos e pelo Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ), com o tema Pelo Direito de Parir: reprodução e racismo.

Participam do debate a advogada e pesquisadora Lia Manso (Criola), a doula e professora Morgana Eneile, as enfermeiras obstétricas Ariana Santos (Sankofa - IMS/UERJ)  e Rosa Corrêa (funcionária pública). A mediação do debate será feira por por Kelly Diogo (CLAM/IMS/UERJ).

 

 

As jornadas serão transmitidas ao vivo pelo Canal do YouTube do PPGSC IMS-UERJ:

https://www.youtube.com/channel/UC2v8eRib9Z1lVmRCP8-WKgg

 

 

______________________________________________________________________

 

Pedagogias Decoloniais e Direitos Humanos La Des-Existencia Ya En Camino - Conferência, com Catherine Walsh, Luciana de Oliveira Dias e Alethéa Woaymes

Dia 03/07, 17h, sexta-feira 

 

Catherine Walsh é professora e diretora do curso de doutorado em estudos culturais da América Latina na Universidad Andina Simón Bolivar em Quito, Equador. Com extensa bibliografia, conta com mais de 200 publicações, entre livros, capítulos, artigos em diversos idiomas. Dentre sua obras se destaca-se o livro “Pedagogías Decoloniales”. A professora Luciana de Oliveira dia é antropóloga, coordenadora do PPGAS/UFG e do coletivo Rosa Parks e integrante do Ser-Tão-UFG. Nesta conferência, organizada pelo PPGIDH/FIC e PPGCP/FCS e que conta também com a participação de Alethéa Woaymes, serão abordadas dimensões decoloniais possíveis no campo da educação em suas relações com os debates contemporâneos sobre os Direitos Humanos.  

 

Acesse no Canal 'Pensar direitos humanos', no Youtube: https://youtu.be/yqTi0HRZRy4 

______________________________________________________________________

Categorías: Publicações