Ciclo 3

Ciclo de Estudos Ser-Tão

Atualizada em 06/02/23 20:30.

Terça-Feira, 7 de Fevereiro, às 17h, nos reuniremos para o terceiro encontro do “Ciclo de Estudos Ser-Tão”, em torno das temáticas ligadas às questões de gênero e sexualidade, em intersecção com outros marcadores sociais da diferença e eixos de opressão. 

 

 

A ideia desse terceiro ciclo é concluir as reflexões realizadas no primeiro e segundo encontro, acerca da Cultura de Baile na Periferia do Sul Global, através dos seguintes materiais: 

Magô Tonhon: “Tire Sua Régua Cis Do Meu Corpo Trans E/Ou Transfobia Nossa De Cada Dia” 

- Magô Tonhon é arquiteta (formada pela Unesp); mestre em Filosofia (USP), e em matéria publicada no site transfeminismo.com, fala sobre as normas hegemônicas que violentam corpos trans. 

Pietra Pedrosa Silva Rodrigues: “História da Dança Vogue em Goiânia: gênero, arte e sociabilidades urbanas” 

- Pietra Pedrosa é estudante de graduação no curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e nesse texto dedica-se a relatar as impressões iniciais de sua pesquisa a respeito da história da dança voguing nas regiões periféricas da cidade de Goiânia (1990-2020), problematizando o apagamento da cultura e de sujeitos históricos vinculados a identidades de gênero plurais, e abordando o impacto da cultura de baile para pessoas dissidentes na cidade. 

O grupo se reunirá na Sala de Reuniões da Diretoria, localizado no Prédio das Humanidades II (Faculdade de Ciências Sociais) - Campus Samambaia.

Links das leituras: 

https://transfeminismo.com/tire-sua-regua-cis-do-meu-corpo-trans-eou-transfobia-nossa-de-cada-dia/

https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/historia-da-danca-vogue-em-goiania-genero-arte-e-sociabilidades-urbanas-1990-202?lang=pt-br

Ciclo 3