VOZES E LUTAS

VOZES E LUTAS #1

Atualizada em 06/03/23 12:15.

Hoje iniciamos uma nova série de posts no Ser-Tão! O VOZES E LUTAS intenciona a promoção e exaltação de saberes oriundos de vozes marginalizadas e apagadas através de séculos de imposição do padrão branco, europeu, heterossexual e cisgênero no meio acadêmico e em nossa sociedade. E como estamos no mês de Março, conhecido como Mês das Mulheres, traremos nesse espaço uma seleção de vozes femininas com pautas importantes a serem defendidas e que não são lidas nas universidades como bibliografias obrigatórias, em consequência da dominação masculina no meio acadêmico.

A primeira voz do VOZES E LUTAS é Conceição Evaristo! Mulher negra, mineira, escritora, linguista, militante do movimento negro, pesquisadora e professora. Nascida em 1946, tinha fama na escola por não ser uma aluna bem-comportada, demonstrando a inconformidade com a dominação branca que ainda espera que pessoas negras sejam sempre compassivas e submissas, tendo como sinal de rebeldia qualquer comportamento que fuja disso. Graduou-se em Letras na UFRJ e trabalhou como professora da educação básica na rede pública de ensino. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro e Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.

Na sua literatura, Conceição Evaristo sempre se orientou pelo desejo de trazer a representação e celebração da mulher negra. Assim, traz suas próprias vivências, ou as de mulheres próximas a ela, elaborando assim uma narrativa própria onde mulheres negras não eram coadjuvantes mas sim protagonistas de suas próprias histórias e donas de seus próprios destinos, cunhando então o termo “escrevivência”. Seus contos causam comoção, revolta, desconforto e encantamento. Esse mix de emoções tornam Evaristo uma escritora tão potente, única e necessária para nossa sociedade. Essa forma incisiva de trazer a realidade nua e crua age como um corte para vermos onde está sangrando e que então possamos agir para estancar o sangue. Conceição Evaristo é uma mulher negra que sabe usar o poder que tem com as palavras para promover mudanças. É por isso que ela inaugura o VOZES E LUTAS!

FONTE: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/188-conceicao-evaristo