Seleção de bolsista de Iniciação Científica (300 × 180 px)

Oportunidade de bolsa! Seleção de bolsista de Iniciação Científica - PIBIC 2023/24

Atualizada em 06/09/23 18:52.

Seleção de bolsista de Iniciação Científica

A professora Mariana Prandini Assis está selecionando estudantes para duas bolsas de Iniciação Científica vinculadas aos seguintes projetos de pesquisa:

1) As redes ativistas pelo aborto autônomo na América Latina e no Caribe: Discursos e representações - Vaga para Ação Afirmativa

O projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar como práticas das redes feministas de aborto na América Latina e no Caribe contribuem para uma compreensão alternativa e radical do evento 'aborto". Busca-se compreender, por meio de análise documental, quais são os discursos e representações do aborto disseminados por essas redes e como eles contribuem para os importantes fenômenos sociopolíticos da descriminalização, desestigmatização e descriminalização.

2) Branquitude: Compreendendo um conceito e sua aplicação ao contexto brasileiro

A pesquisa se insere no campo de estudos sobre a branquitude, propondo-se a investigar o desenvolvimento desse conceito nas ciências sociais e a compreender a sua aplicação específica ao contexto brasileiro. A pesquisa é relevante na medida em que há uma escassez de literatura que trace a trajetória desse conceito crítico e o localize nas discussões sobre rascismo e antirracismo no Brasil contemporâneo. Trata-se de pesquisa bibliográfica, em que se fará o levantamento e análise crítica da literatura relevante, a partir de uma abordagem genealógica.

As pessoas interessadas devem enviar uma carta de intenção, explicando o seu interesse no projeto e suas habilidades para o desenvolvimento da pesquisa, acompanhada de extrato acadêmico, para mariana.prandini@ufg.br até 10h do dia 9 de setembro.

O resultado da seleção será divulgado para as pessoas participantes no dia 10 de setembro, data em que as selecionadas deverão fazer o aceite da indicação no SIGAA para início da bolsa ainda neste mês.

Seleção de bolsista de Iniciação Científica 1080x1035

Categorias: NOTÍCIA