
Transexualidade em debate na UFG
A mesa-redonda "Transexualidade: desafios médicos e sociais" será realizada no dia 22 de março de 2012, quinta-feira, às 9h, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina. A entrada é franca e o evento será certificado com a carga horária total de 3 horas.
A mesa-redonda "Transexualidade: desafios médicos e sociais", com a participação da Profª Dra. Berenice Bento (UFRN) e da Profª Dra. Mariluza Terra, (HC/FM UFG), será realizada no dia 22 de março de 2012, quinta-feira, às 9h, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina (acesso pela Rua 235, esquina com a 1ª Avenida - Setor Universitário). A entrada é franca e o evento será certificado com a carga horária total de 3 horas.
A transexualidade é temática central nos debates sobre direitos humanos no Brasil e no mundo, tendo em vista as dificuldades para que os governos nacionais assegurem plenamente direitos à cirurgia de redesignação sexual, ao uso do nome social e ao tratamento hospitalar adequado, entre outros aspectos da questão, tais como as dificuldades na implementação de políticas públicas para essa população. Nesse sentido, a proposta do evento é a de problematizar alguns dos principais desafios médicos e sociais contemporâneos relativos à transexualidade, a fim de promover reflexões críticas e ampliar as possibilidades de debate em torno do tema.
A mesa-redonda é uma iniciativa de grupos da UFG que desenvolvem trabalhos e pesquisas nas áreas de gênero, sexualidade, direitos humanos e saúde, a saber:
- Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade.
- Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH).
- Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC).
- Projeto Transexualismo (Faculdade de Medicina/Hospital das Clínicas da UFG).
Fonte: Ser-Tão