Lucas Fortuna - saia

Nossa homenagem a Lucas Fortuna

Atualizada em 01/12/12 04:12.

Lucas Fortuna, jornalista formadx pela UFG, é umx das principais lideranças do Grupo Colcha de Retalhos - a UFG saindo do armário - e umx dxs fundadorxs do Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual (ENUDS), além de umx dxs mais destacadxs articuladorxs do inesquecível ENUDS 2007, realizado em Goiânia, e de várias outras iniciativas importantes como ativista gay.

Seu assassinato em 18 de novembro, numa praia da Região Metropolitana de Recife, é uma perda inominável. Nada trará Lucas de volta, nada diminuirá a dor de seus familiares e amigxs, mas esperamos que xs responsáveis por mais este crime homofóbico sejam identificadxs e exemplarmente punidxs.

O assassinato de Lucas, porém, não é um fato isolado, diante do quadro de crescente violência contra pessoas LGBT no Brasil. É por essa razão que os governos federal, estaduais e municipais precisam assumir como prioritárias as políticas públicas de educação contra a homofobia. Mais que nunca, educação é fundamental para garantir que nenhuma pessoa seja violentada e assassinada por sua orientação sexual ou identidade de gênero - nem por nenhuma outra razão.

Com a palavra, a Presidenta Dilma Roussef, que tem em suas mãos a responsabilidade histórica de impedir que transexuais, travestis, bissexuais, lésbicas e gays continuem a ser os bodes expiatórios da intolerância relgiosa e da violação sistemática dos direitos humanos no Brasil.

LUCAS FORTUNA: PRESENTE!

Fonte: Ser-Tão