arte sertão divulga GDE

Ser-Tão Divulga: Grupo de Estudos em Gênero e Diferenças na Educação

Updated at 07/13/22 16:52 .

Se liga que o próximo encontro do Grupo de Estudos em Gênero e Diferenças na Educação já tem tema, materiais e data definidos: Próxima segunda, 18/07, às 16:30h no auditório Marielle Franco, no prédio das Ciências Sociais do Campus II - Samambaia, mediado pela estudante Flávia Lima e com direito à certificação. 

 

Os materiais indicados para leitura são:

1. Caderno Sisterhood. Mulheres Negras e Aborto: Autonomia e Liberdade. 1ªEdição. 2016. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TEXTO
Sessões para leitura:
- Pg. 98/103: Aborto e Ilegalidade: A violência do estado contra as mulheres Negras. Por: Luana Soares
- Pg. 105/108: Enquanto houver racismo para as mulheres negras o aborto sempre será inseguro, desumano e criminalizado. Por: Emanuelle Goes.

2. Direitos e saúde reprodutiva para a população de travestis e transexuais: abjeção e esterilidade simbólica. 2017. Por: Mônica Angonese e Mara Coelho de Souza Lago. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TEXTO

LEITURAS COMPLEMENTARES:

1. Mulheres, raça e classe. Capítulo 12: Racismo, controle de natalidade e direitos reprodutivos, de Angela Davis.
2. Direitos sexuais e reprodutivos de homens trans, boycetas e não-bináries: uma luta por reconhecimento e redistribuição de saúde pública no Brasil, de Guilherme Calixto Vicente.

-
O Grupo de Estudos em Gênero e Diferenças na Educação nasceu em 2015, a partir do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), coordenado pela Professora Marcela Amaral, através da necessidade de tratar questões de gênero, raça e sexualidade nas escolas parceiras durante as aulas de sociologia.
Esse semestre demos continuidade ao GDE através da iniciativa de um coletivo de pessoas que frequentaram a última edição, que aconteceu dentro das atividades do PIBID no ensino remoto, mas estendemos o convite a todas as pessoas que se interessarem em participar dos encontros com a gente e construir essa edição que está prevista para durar até o fim do semestre. A ideia é dialogarmos, a fim de fortalecer as licenciaturas no campo das Humanidades, alcançando também as demais áreas interessadas no debate de gênero e diferenças.

 

arte sertão divulga GDE