dica de leitura!
Título: Purpurina na terra do cangaço: refletindo a homossexualidade na escola
Autoria: Maria Alcina Ramos Freitas
Tipo: Dissertação de Mestrado (UFAL)
Resumo: Este trabalho de pesquisa discute como vai se construindo o sistema falocêntrico de dominação masculina, criado para moldar subjetividades e comportamentos, e como a violência simbólica na perspectiva de Bourdieu, é fundamental nesse processo de construção
do habitus, do ideal viril homofóbico e heterossexual. Procuramos discutir como a sexualidade vai se instituindo a partir de esquemas de poder a um modelo binário de sexualidade desejável. A orientação sexual, hoje é uma temática recomendada na sala de aula a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), numa perspectiva transversal. Com os avanços da militância política homossexual e os direitos humanos permeando as ações educativas, pesquisamos como essa nova realidade está sendo considerada no currículo escolar no cotidiano das escolas públicas de Maceió/AL. A partir desse diálogo inicial desafiador, foram construídos para esta pesquisa, dois instrumentos de coleta de dados: questionário e entrevista semiestruturada. A metodologia utilizada para investigação foi o estudo de caso. A análise dos dados revelou algumas dificuldades em romper com os padrões tradicionais a respeito das identidades de gênero, mas também observamos os indicadores da ressignificação das concepções docentes a respeito de novas posturas sobre sexualidade no trabalho pedagógico.
A dissertação pode ser obtida clicando aqui!
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Boa leitura!
Fonte: Ser-Tão