noticia1322261816.jpg

dica de leitura!

Atualizada em 21/08/14 11:43.
Dissertação de Mestrado de Maria Alcina Ramos Freitas (UFAL)

Título: Purpurina na terra do cangaço: refletindo a homossexualidade na escola

Autoria: Maria Alcina Ramos Freitas

Tipo: Dissertação de Mestrado (UFAL)

Resumo:  Este trabalho de pesquisa discute como vai se construindo o sistema falocêntrico de dominação masculina, criado para moldar subjetividades e comportamentos, e como a violência simbólica na perspectiva de Bourdieu, é fundamental nesse processo de construção

do habitus, do ideal viril homofóbico e heterossexual. Procuramos discutir como a sexualidade vai se instituindo a partir de esquemas de poder a um modelo binário de sexualidade desejável. A orientação sexual, hoje é uma temática recomendada na sala de aula a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), numa perspectiva transversal. Com os avanços da militância política homossexual e os direitos humanos permeando as ações educativas, pesquisamos como essa nova realidade está sendo considerada no currículo escolar no cotidiano das escolas públicas de Maceió/AL. A partir desse diálogo inicial desafiador, foram construídos para esta pesquisa, dois instrumentos de coleta de dados: questionário e entrevista semiestruturada. A metodologia utilizada para investigação foi o estudo de caso. A análise dos dados revelou algumas dificuldades em romper com os padrões tradicionais a respeito das identidades de gênero, mas também observamos os indicadores da ressignificação das concepções docentes a respeito de novas posturas sobre sexualidade no trabalho pedagógico.

A dissertação pode ser obtida clicando aqui!

Essa e outras publicações (teses, dissertações, artigos) estão disponíveis na página do Ser-Tão, na coluna da esquerda, onde consta "Banco de Artigos, Teses e Dissertações".

Boa leitura!