noticia1323007334_ORIG.jpg

Dica de Leitura - Tese de Camilo Albuquerque de Braz

Atualizada em 21/08/14 11:43.
Tese desenvolvida por Camilo sobre clubes de sexo masculinos em São Paulo

Título: À Meia-Luz: uma etnografia imprópria em clubes de sexo masculinos

Autoria: Camilo Albuquerque de Braz

Tipo: Tese de Doutorado (Unicamp)

Resumo:  Esta etnografia foi feita a partir de locais comerciais para encontros sexuais entre homens, notadamente clubes de sexo, na cidade de São Paulo, Brasil. O objetivo geral é o de trazer elementos empíricos para os debates sócio-antropológicos atuais em torno das sexualidades e erotismos ―não-heterossexuais, em contextos de segmentação de mercado. Além disso, dialogar com os debates contemporâneos acerca da relação entre ―homossexualidades e ―masculinidades. A escolha de clubes de sexo para homens como campo de investigação foi estratégica, pois permitiu articular 1) o processo de criação de novas segmentações no mercado de lazer sexual entre homens no Brasil com 2) a apropriação contextual de um processo que alude à valorização, incorporação e performatividade de estereótipos relacionados à virilidade nas relações afetivo-sexuais entre homens. Os leather sex clubs norte-americanos e europeus de meados dos anos 1960 a 1980 são aqui tomados como uma espécie de convenção, que migrou via mercado para outros contextos, a partir dos anos 1990. Uma aproximação para a compreensão deste processo no Brasil é dada a partir dos clubes de sexo duro de Madrid, na Espanha. Apresento a história dos clubes de sexo paulistanos a partir das entrevistas com seus donos e idealizadores, discutindo o contexto que tornou tais estabelecimentos possíveis, aliando segmentação de mercado às próprias trajetórias e escolhas eróticas dessas pessoas. Indago acerca dos sentidos que adquirem esses estabelecimentos para quem os usa e sobre como os freqüentadores interpretam as experiências neles vividas. Por fim, abordo o tema do controle, nos clubes, de práticas corporais tomadas como potencialmente descontroladas. Isso leva à questão: quais são os corpos que importam nesses locais? A análise sugere que essas experiências à meia-luz estão norteadas não apenas por marcadores sociais de diferença, mas também pela idéia do controle.

O texto pode ser obtido clicando aqui.

Essa e outras publicações (teses, dissertações, artigos) estão disponíveis na página do Ser-Tão, na coluna da esquerda, onde consta "Banco de Artigos, Teses e Dissertações".

Boa leitura!