Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.

29 de Agosto - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.

Atualizada em 25/09/14 11:07.

Em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, 29 de Agosto, O Ser-Tão, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, preparou um dossiê com materiais diversos. Confira!

O dia faz referência ao I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), que aconteceu em 29 de agosto de 1999, no Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez que mulheres homossexuais de todo o país se reuniram oficialmente em uma organização. Um resultado simbólico dessa luta é a colocação da letra L, de lésbicas, na frente da sigla LGBT. Este foi um primeiro passo para que o movimento homossexual se comprometesse com a causa do lesbianismo.

Fonte: www.onu.org.br

 

 

1) BORGES, Lenise Santana. Repertórios sobre lesbianidade na novela Senhora do Destino: possibilidades de legitimação e de transgressão. (Tese). São Paulo, 2008.  (texto disponível para download logo abaixo).   

 

2) IRINEU, Bruna Andrade. Por que Clara e Marina não colam velcro?. Revista Geni, nº 14. Acesse: http://revistageni.org/08/por-que-clara-e-marina-nao-colam-velcro/

 

3) Revista Memória LGBT, ed. 05. Acesse: http://www.memorialgbt.com/

 

 

 

Fonte imagem: http://cenag.com.br/

 

 

 

 

 

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Repertórios sobre lesbianidade na novela Senhora do Destino: possibilidades de legitimação e de transgressão... 1197 Kb e33f65153e0caa21fc1a8e5da30b3062