Gênero e Diferenças na Educação: desafios para a formação docente e o ensino de Sociologia
O presente projeto de pesquisa, como resultado das atividades desenvolvidas no Grupo de Estudos em Gênero e Diferenças na Educação SER-TÃO/PIBID/FCS/UFG, tem como principal objetivo o estudo e análise das problemáticas de gênero, sexualidade e diferenças na educação, especificamente no que se refere à formação docente na Licenciatura em Ciências Sociais e no ensino de Sociologia. Sendo, também, uma ação vinculada ao Programa Institucional de Formação à Docência no qual o atual subprojeto PIBID Ciências Sociais está em vigência desde março de 2014, pretende-se com esta proposta de pesquisa viabilizar a materialização dos dados e experiências advindas de nossas ações nas escolas parceiras, além das demais atividades desenvolvidas pelo Projeto no qual se inclui a execução de oficinas e revisão bibliográficas de temas e autores/as pertinentes à problemáticas das diferenças na educação. Com esta orientação, agregando em nossas atividades as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, e ainda reconhecendo a importância do debate acerca dos marcadores da diferença, como parte importante da formação docente para atuação nos diferentes níveis da educação, pretende-se alcançar as temáticas relativas à raça, etnia, juventude, violência, educação sexual, homofobia entre outras. Por fim, espera-se como resultado a produção de Trabalhos de Conclusão de Curso, o desenvolvimento de oficinas de formação em diferentes espaços educacionais, a produção de artigos científicos e materiais didáticos, apresentação de resultados parciais e finais em eventos científicos, além da consolidação de um Laboratório de Ensino de Ciências Sociais, no âmbito da Faculdade de Ciências Sociais.
Projeto de Iniciação Científica vinculado:
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DO PIBID E DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA UFG
Coordenação: Marcela Amaral
Equipe: Grazieli Gomes Branquim